Lançado em 2004 pelo ministério da educação, o portal Domínio Público oferece aos visitantes downloads de textos e livros como A divina comédia (Dante Alighieri), Dom Casmuro (Machado de Assis), etc. A lista de itens mais acessados tem ainda uma reprodução de "A Adoração dos Magos", de Leonardo da Vinci, entre as imagens; uma versão do Hino Nacional Brasileiro, entre os arquivos de som, e um vídeo, de um autor desconhecido, de um teste com bomba atômica no Atol de Bikini.
A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, também tem acesso gratuito para suas obras digitalizadas, cujo número total de itens já passa de 4.500, sendo que um item pode possuir mil arquivos digitais. O site http://www.bn.br/ destaca, no acervo digitalizado, Projetos Temáticos e uma lista de Tesouros da Biblioteca Nacional, como a Bíblia de Mogúncia e a primeira gramática em língua portuguesa.
Vale ressaltar também que está acontecendo uma feira online de e-books onde também é possível baixar inúmeros títulos nacionais e internacionais no seu idioma original:
World E-Book Fair
Quando: de hoje até 4 de agosto